PROCESSOS DE PRODUÇÃO DE QUALIDADE DE ENSINO: ESCOLA, FAMÍLIA E CULTURA

               Esta pesquisa institucional1 , coordenada pela prof. Zaia Brandão, focaliza especificamente as características institucionais e familiares que interagem na produção da imagem de qualidade de ensino de 9 escolas, que há vários anos são citadas pela imprensa como as melhores do município do Rio de Janeiro.

        Na seleção das escolas procurou-se incluir uma diversidade de tipos - bilíngües, confessionais, colégios de aplicação etc.2 para além da clássica divisão pública/privadas. Isto porque o “mercado escolar” oferece uma variedade de imagens institucionais e projetos pedagógicos que tendem a atrair públicos diversificados. O objetivo foi obter perfis diferenciados tanto do ponto de vista dos projetos pedagógicos, como da caracterização sócio-demográfica da clientela (pais e alunos) e do corpo docente.

        Desde 2002 o SOCED estuda os processos de produção da qualidade de ensino em escolas de prestigio na cidade do Rio de Janeiro. Numa 1ª etapa, fundamentados no escopo teórico da obra de Bourdieu e com a perspectiva de articular abordagens quantitativas e qualitativas, desenvolvemos um survey com três questionários (pais, professores e alunos) com o objetivo de levantar as características gerais dos agentes educacionais envolvidos nesses processos. Os questionários foram aplicados nas nove escolas em 2002 e 2004. No ano de 2005, os resultados do survey e algumas análises produzidas pela equipe foram disponibilizadas e debatidas com as escolas que demonstraram interesse nessa interlocução. Os resultados parciais desta pesquisa têm sido debatidos em vários congressos e seminários ENDIPE (2005), ANPED (2004), ISA (2004), ANPOCS (2003), FLACSO (2003), e estes trabalhos encontram-se no Relatório Técnico (2003) do SOCED[1] na Biblioteca da PUC-Rio e na Biblioteca online: (http://www.maxwell.lambda.ele.puc-rio.br/).

        Em 2006, dando continuidade a investigação, a equipe do SOCED retorna as escolas para a 2ª etapa da pesquisa: o trabalho de campo. Neste novo momento, a intenção é observar o cotidiano escolar e, particularmente, as salas de aula enquanto expressão do processo de produção da qualidade de ensino.

        Articuladas à pesquisa institucional estão sendo desenvolvidas atualmente:

•     A dissertação de mestrado de Verena Giglio.
•     A dissertação de mestrado de Diana Cerdeira.
•     A tese de Maria Cristina Galvão.
•     A tese de Hustana Vargas.




1 É a denominação genérica dada às pesquisas coordenadas pelos professores do Programa de Pós Graduação do Departamento de Educação da PUC-Rio.

2 A construção de uma tipologia a partir das escolas investigadas tem sido objeto de debate da equipe de pesquisa. Ver a respeito: Cynthia Paes de Carvalho, Entre as promessas da escola e os desafios da reprodução social: famílias de camadas médias do ensino fundamental à universidade. Tese de doutorado. Departamento de Educação, PUC-Rio, 2004.